Como defender seu filho dos abusos na internet

Postado em 23/09/2018

Como defender seu filho dos abusos na internet

Os abusos são frequentes, mas estão sob a mira das leis brasileiras. Saiba como é possível se defender das violências cometidas na internet

Basta um click para ferir quem está conectado à internet, tanto faz a idade. No caso de uma criança, o risco é maior: ingênua, ela acredita que tudo é permitidona rede - e acaba se tornando alvo de colegas da escola, que falam mal dela em um perfil criado com esse fim. "É exemplo rotineiro", conta Sandra Tomazi Weber, do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, especializado em Direito Digital. "Mas o pior é que os comentários são disseminados por celular, ampliando o bullying".

Segundo o artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bullying é crime de difamação - e, se o infrator for menor, seus pais serão entendidos como responsáveis. Por isso, Cristina Sleiman, pedagoga e advogada de mesma especialização, ressalta: "A internet não é um mundo à parte, ao contrário. Cada um responde pela postura que assumir, tudo fica registrado e serve de prova". Com a ajuda das advogadas, indicamos a seguir como se defender dos abusos virtuais, sob o amparo das leis.

Outras Notícias

 

Comportamento negativo dos pais aumenta risco de a criança se envolver com bullying
Postado em 16/01/2019

Pesquisadores da Universidade de Warwick, nos Estados Unidos, analisaram informações coletadas por 70 estudos diferentes, de 1970 a 2012, envolvendo mais de 200 mil crianças, para comprovar, mais uma vez, que o comportamento dos pais tem influência direta nas atitudes d...
leia mais »

Os pais e a escola - Um futuro melhor
Postado em 09/01/2019

Pesquisa revela que famílias de alunos de escolas públicas esperam encontrar professores e diretores eficientes, e computadores para garantir um bom trabalho para os filhos e menos violência.

 

Uma parceria estreita entre família e escola &eacut...
leia mais »

Lição de Casa
Postado em 02/01/2019

Ao iniciar o ano letivo, a animação é geral, a turma nova, as novidades para contar, pais, professores e alunos descansados. Porém esse entusiasmo dura pouco, quando a lição de casa começa a ser motivo de conflitos entre pais e professores.

...
leia mais »