Como escolher uma atividade física para o seu filho

Postado em 12/07/2018

Como escolher uma atividade física para o seu filho

Judô, natação, ginástica olímpica, vôlei, basquete. Em época de Olimpíadas, os esportes invadem a nossa vida. É só ligar a TV, abrir o jornal ou puxar conversa com alguém que o assunto cai em atividades físicas.

Se você quer aproveitar o evento para incentivar seu filho a praticar algum, é importante prestar atenção no seu exemplo em primeiro lugar. Segundo uma pesquisa do Hospital National Jewish Health, nos Estados Unidos, essa é a principal maneira de estimular seu filho a se movimentar.

No estudo, 83 casais e seus filhos com idades entre 7 e 14 anos receberam um podômetro (aparelho que mede a quantidade de passos). Tanto os pais quanto as crianças foram encorajadas a andar 2 mil passos a mais por dia. Os pesquisadores descobriram que nos dias em que as mães alcançavam a meta, as crianças davam em média 2.117 passos a mais.

O resultado era ainda melhor aos finais de semana. "Já é conhecido que há uma correlação entre os níveis de atividade física de pais e filhos. Esse é o primeiro estudo que mede essa relação”, disse, em nota, a médica Kristen Holm, coordenadora da pesquisa.

Segundo Ana Lúcia de Sá Pinto, pediatra e médica do esporte, pequenas atitudes dos pais podem ajudar as crianças a serem mais ativas. "Se a escola delas for perto de casa, vá a pé. Quando estiver no shopping, experimente subir pela escada normal", sugere. No final de semana, quando o tempo para curtir os filhos é maior, não adianta mandar largarem o videogame e sair para brincar se você fica sentado no sofá o tempo todo. Descubra uma atividade que agrade a todos (bicicleta, futebol, tênis de mesa...) e proponha um programa em família.

E quando exemplo e estímulo andam juntos, você precisa entender que praticar uma atividade física deve ser um prazer para a criança. Caso ela queira aprender ou praticar algum esporte regularmente, vale pesquisar sobre o professor, sobre a escola e assistir pelo menos uma aula antes de matricular seu filho.

Outras Notícias

 

Distração de adolescentes pode ter explicação neurobiológica
Postado em 21/03/2019

A falta de atenção típica da fase pode ser causada por fatores biológicos. Mas especialistas afirmam que esta não é a única razão

A cena é comum: você abre a porta de casa e seu filho adolescente, que deveria estudar p...
leia mais »

Aprendendo com Filmes
Postado em 14/03/2019

Além disso, é uma forma de manter contato com a representação desses assuntos, visualizá-los, compreender o espaço geográfico em que acontecem, enfim, identificar conteúdos que foram tratados pelos professores.

Mas não &eacu...
leia mais »

'Meu filho não é carinhoso'
Postado em 07/03/2019

Algumas crianças demonstram preferência por um dos pais e passam a ter uma relação distante com o outro. Ou pior: identifica um terceiro cuidador como sua figura materna. Isso acontece com o seu pequeno? Saiba o que fazer

Ainda na gravidez os pais começ...
leia mais »