Criança Insegura - Despertando a Confiança

Postado em 05/05/2018

Criança Insegura - Despertando a Confiança

Criança Insegura - Despertando a Confiança

Confiança é um componente crucial na construção da auto-estima, na qual a falta de respostas por parte das pessoas que a criança ama e admira pode gerar apatia e insegurança. Da mesma forma, a falta de interesse dos pais em despertar o crescimento conectivo da criança pode minar o seu verdadeiro potencial.

Aqui estão algumas dicas de educação infantil que vão orientá-la sobre como nutrir os pontos fortes do seu filho e aumentar a sua confiança:

Defina metas: Pergunte a ele sobre seus sonhos, sejam eles de curto ou longo prazo. Em seguida, ajude-o a descobrir algumas medidas que vocês podem tomar para alcançar estes sonhos. "Antes de ganhar uma competição de natação, ele precisa aprender a nadar."

Ajude-o a aprender como gerir seu tempo: Mostre ao seu filho como fazer um diário semanal, listando as tarefas que precisam ser realizadas e ensine-o a verificá-las quando elas estiverem concluídas.

Ensine-o a ser persistente: Eduque-o a acreditar em si próprio e a se focar nos objetivos sem desistir e a não se importar com os obstáculos. Transmita esta frase ao seu filho: "Devagar e sempre"

Incentive a criatividade: Incentive-o em atividades criativas e ajude-o a olhar para as coisas de maneiras diferentes.

Ao ar livre: Façam um passeio e desfrutem da natureza respirando ar fresco. Isso oferece um excelente momento para reflexão e inspiração.

Promova a confiança: Faça perguntas com contextos que não sejam escolares e o incentive a cumprimentar os vizinhos e a falar com os funcionários no supermercado. Pergunte ao seu filho sobre o que mais o agradou ou desagradou na aula desse dia e se necessário peça-lhe que explique os motivos. Em seguida permita que os papéis se revertam, deixe seu filho lhe perguntar qual a melhor e a pior coisa sobre o seu dia de trabalho. Responda à questão e explique os motivos.

A criação da confiança e o despertar do potencial do seu filho não são tarefas educativas de resultado imediato, requer tempo e paciência. Mas, com seu apoio e tolerância para as curiosidades no dia-a-dia do seu filho, as chances do sucesso serão maiores.

Outras Notícias

 

Distração de adolescentes pode ter explicação neurobiológica
Postado em 21/03/2019

A falta de atenção típica da fase pode ser causada por fatores biológicos. Mas especialistas afirmam que esta não é a única razão

A cena é comum: você abre a porta de casa e seu filho adolescente, que deveria estudar p...
leia mais »

Aprendendo com Filmes
Postado em 14/03/2019

Além disso, é uma forma de manter contato com a representação desses assuntos, visualizá-los, compreender o espaço geográfico em que acontecem, enfim, identificar conteúdos que foram tratados pelos professores.

Mas não &eacu...
leia mais »

'Meu filho não é carinhoso'
Postado em 07/03/2019

Algumas crianças demonstram preferência por um dos pais e passam a ter uma relação distante com o outro. Ou pior: identifica um terceiro cuidador como sua figura materna. Isso acontece com o seu pequeno? Saiba o que fazer

Ainda na gravidez os pais começ...
leia mais »