Férias na escola

Postado em 12/10/2018

Férias na escola

Leve novos jogos, atividades e brincadeiras para divertir e estimular os alunos que vão permanecer com você no mês de julho

Julho é mês de férias escolares, mas nem todas as crianças costumam passar esse período longe da escola, pois os pais trabalham e não têm com quem deixar os filhos. De acordo com Rosana Ziemniak, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Magister, de São Paulo (SP), mais de 70% dos alunos que frequentam o período integral não costumam se afastar em julho, pois as famílias preferem tirar férias no verão.

"Mas eles percebam que é um período diferente porque parte dos coleguinhas se ausenta e porque a escola oferece atividades mais lúdicas e de menos cunho pedagógico nessa época", explica Rosana, que complementa: "nosso objetivo em julho é fazer com que a criança queira vir para a escola mesmo sem todos os coleguinhas presentes, por isso selecionamos bem as brincadeiras oferecidas".

Nas próximas páginas, ela, a professora Joyce Fontana, do curso para recreadores da filial São Paulo da Cruz Vermelha Brasileira, e as professoras do Centro de Educação Infantil do Instituto Alana, também da capital paulista, dão ideias de atividades e brincadeiras para aplicar durante o curso de férias, como também é conhecido esse período.

4 e 5 ANOS - Corrida das aranhas

De acordo com Rosana Ziemniak, é pelo movimento que a criança conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprendendo a se relacionar. "O movimento é parte integrante da construção da autonomia e da identidade, uma vez que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância", explica. Esta atividade coloca as crianças para correrem e saltarem com as aranhas. Confeccione-as antes, entregue uma para cada criança e dê início à corrida das aranhas.

Aranha

Materiais:

¿ garrafa pet de 2 litros (coca-cola) 

¿ tinta acrílica preta 

¿ marcador permanente 

¿ tesoura 
¿ cola 
¿ pincel 
¿ 1 pedaço de elástico (lastéx)

1. Com o marcador faça um risco 2 cm acima do meio da garrafa e trace 10 marcas verticais.

Corte nos lugares marcados.

 Conte 4 perninhas para cada lado e corte as 2 perninhas do meio.

Dobre aquela ponta de 2 cm, e a maior dobre ao meio. Faça o mesmo com as outras perninhas.

Pinte a parte interna de preto para que o lado de fora fique brilhante. Passe 2 mãos de tinta.
 Cole os olhinhos.

 Faça um furo no meio do topo da garrafa e coloque o elástico.

Outras Notícias

 

Tem diferença entre brinquedo de menino e de menina?
Postado em 11/12/2018

A genética influencia, sim, na preferência da criança por um brinquedo, mas os seus valores também – e muito! Entenda por que você deve estimular qualquer tipo de brincadeira (sem fazer restrição por conta da cor e do tipo)

O que faz ...
leia mais »

Jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem
Postado em 04/12/2018

Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, ...
leia mais »

Furtos na Escola
Postado em 25/11/2018

Quem nunca ouviu falar, dentro de uma sala de aula, que algum objeto sumiu? Este é um problema comum entre jovens e crianças, dentro das escolas.

Lidar com esse tipo de situação não é nada fácil, pois pode comprometer os professores e os ...
leia mais »